Ceará

Dunas, falésias e o dinamismo da capital... desfrute de experiências inesquecíveis em uma das mais belas faixas litorâneas do país

Com campos de dunas, falésias, rios, lagoas e vegetação de mangues, o Ceará é um dos destinos mais procurados de todo o Brasil. Localizado na região Nordeste do país,  a população do estado ultrapassa os 8 milhões de habitantes e a imensa variedade de ecossistemas litorâneos atrai inúmeros visitantes todos os anos.

As águas mornas, os aspectos culturais e a história local, aliado ao potencial turístico, produtivo e econômico do estado, fazem do Ceará o terceiro mais rico do Nordeste. É onde está localizado o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, em Porto das Dunas. Toda a faixa litorânea assume destaque, estando entre as praias mais famosas as de Jericoacoara, Canoa Quebrada e a Praia do Futuro, na capital Cearense.

Das capitanias às lutas, até se tornar um dos destinos de turismo mais importantes do Brasil…

A história do Ceará está associada ao sistema de Capitanias. Tendo sido uma capitania unitária desde 1535, ela foi anexada à Capitania de Pernambuco e desagregada somente em 1799, formando a Capitania do Siará Grande.

O desenvolvimento do estado é marcado por lutas, movimentos armados e períodos de longa instabilidade política, que só encontrou alívio após a Primeira República. O turismo é um dos setores de maior importância à economia do estado, de forma que são feitos investimentos constantes em infra-estrutura, visando fornecer aos visitantes a melhor experiência possível no Ceará.

Há opções para quem busca pelas serras, por sol e praia, e também para quem deseja desfrutar do ambiente dinâmico da capital Fortaleza. Com acesso facilitado às demais comunidades litorâneas, todo o estado oferece paisagens exuberantes e revela belezas surpreendentes.

Jericoacora, Canoa Quebrada, Praia de Iracema, Praia do Futuro e a Cachoeira do Cafundó… Você com certeza já quis visitar um desses lugares!

Entre os principais roteiros turísticos do estado, está a rota da Costa do Sol Nascente, com destaque as praias das Fontes, Canoa Quebrada e Icapuí; a da Costa do Sol Poente, onde está localizado Icaraí de Amontada. o Caminho de Iracema (em homenagem a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar) e o roteiro do GeoPark. A visita às falésias em Beberibe, Aracati e Icapuí é uma boa alternativa aos adeptos do ecoturismo. Além dos destaques do relevo, com maciços cristalinos, chapadas sedimentares, sertões secos e roteiros com dunas e lagoas no litoral oeste.

A cidade de Santana do Cariri é considerada a capital cearense da Paleontologia; em Quixadá, há o monumento natural de monólitos e no Ceará está localizado o Parque Nacional da Gruta de Ubajara, conhecido por sua gruta e pela Cachoeira do Cafundó.

O sertão cearense é ainda atraente para o visitante, por apresentar paisagens singulares no contexto nacional. A região com elevadas temperaturas anuais e secas periódicas abriga os agrupamentos de Inselbergs de Quixadá, trazendo vida à paisagem sertaneja em um local exótico e de beleza particular.

Com dunas, lagoas costeiras, praias arenosas, rochosas e uma faixa litorânea de riqueza inarrável, o Ceará permite ao visitante desfrutar das resultantes entre a interação do continente com o oceano e a atmosfera.

“… berço de inúmeros talentos humorísticos e grandes nomes da literatura…”

A cultura cearense é de forte tradição sertaneja e mais da metade do território do Ceará está sob influência de condições climáticas semi-áridas. A história cearense é marcada também pela influência de culturas européias, africanas e afro-brasileiras.

A Jangada é ainda hoje utilizada no litoral cearense devido a capacidade de navegar contra o vento.  Além disso, o estado é berço de inúmeros talentos humorísticos e grandes nomes da literatura, como José de Alencar, Xico Sá, Adolfo Caminha e Rachel de Queiroz.

A música local sofre influências do pernambucano Luiz Gonzaga e através de Humberto Teixeira, tanto o baião quanto o forró, foram popularizados em território cearense. É também do Ceará que emergem os nomes de Belchior, Amelinha, Fagner e Ednardo, durante o movimento tropicalista brasileiro.

Anualmente é realizado o Cine Ceará, um dos mais importantes festivais de cinema de todo o Brasil. O Ceará Music recebe bandas nacionais e internacionais, mas são as festas juninas de Juazeiro do Norte que trazem o caráter festivo pelo qual o estado é conhecido.

“…visitar o Ceará é entrar em contato com uma das principais culturas do nordeste brasileiro…”

A culinária cearense é composta por peixes e frutos do mar, entre os destaques está a peixada, típica do estado, e o Sarrabulho, feito com miúdos e sangue de porco. A Panelada e a Paçoca cearense são também pratos de destaque local. Entre as sobremesas, o doce de caju é o mais comum da região.

Fornecendo alternativas aos mais variados gostos, visitar o estado é entrar em contato com uma das principais culturas do nordeste brasileiro e desfrutar de experiências inesquecíveis em uma das mais belas faixas litorâneas do país.

Pacotes de viagem para Ceará

Não encontrou seu pacote de viagem? Fique tranquilo!

Caso não tenha encontrado a viagem pela qual procurava, fique à vontade para nos solicitar um orçamento personalizado. Não importa para onde queira ir, se Ceará ou qualquer outro destino, o importante é viajar!

Nossa equipe estará pronta para oferecer um pacote personalizado para sua viagem, que poderá incluir hospedagem, traslados, passeios, aluguel de carros, seguro viagem e passagens aéreas.

Não mediremos esforços para que viva uma experiência inesquecível, viajando pelos destinos que sempre sonhou.

Solicitar orçamento