Bonito / Mato Grosso do Sul

Grutas, cachoeiras e rios de águas transparentes: a cidade brasileira do ecoturismo.

Localizado na porção centro-oeste do Brasil, no Estado do Mato Grosso do Sul, o Município de Bonito faz parte do Planalto da Bodoquena, destacada unidade do relevo da região e também da bacia hidrográfica do Paraguai.  Bonito está a 265 km da Capital do Estado, Campo Grande, e conta com uma população superior a 19 mil habitantes.

Ecoturismo que faz a economia da cidade girar

Não há dúvidas que a principal atividade econômica da cidade é o turismo, que controla e mantém o seu desenvolvimento.  Com ampla infraestrutura para restaurantes, hotéis e serviços voltados a atender às necessidades de seus visitantes, é notável através da qualidade dos mesmos a preocupação com o bem-estar de quem busca conhecer a cidade.

O que é hoje o Município de Bonito, no passado dava lugar ao núcleo habitacional Fazenda Rincão Bonito, de propriedade do Capitão da Costa Leite Falcão, em 1869.  Somente 40 anos depois é que foi criado o Município de “Paz Bonito”, sendo posteriormente desmembrado entre os Municípios de “Miranda”, ao norte, e Bonito, no ano de 1948.

Grutas, cachoeiras e rios de águas transparentes

Abundante em um dos vales do Planalto da Bodoquena, a rocha predominante da região é o calcário.  Este fator geológico é determinante para fornecer à cidade de Bonito as suas características particulares.  Por consequência do calcário são formadas as grutas e rochas da região da Bodoquena.  Estima-se que existam mais de cem cavernas em Bonito e adjacências.  São cavernas úmidas e profundas.  Muitas dessas cavernas abrigam maravilhosos lagos em seus interiores.

As águas acumuladas no lençol freático de Bonito, ao atravessar as rupturas, chegam às nascentes ricas em magnésio e bicarbonato de cálcio, de forma que os rios da região, pela sua origem calcária, apresentam belíssimas águas transparentes.

Da mesma forma, as cachoeiras da região são formadas através das águas que descem dos morros e fazem com que o calcário precipite ao encontrar obstáculos.  Mais uma vez, é o calcário quem fornece as características únicas das cachoeiras da região:  elas possuem tamanhos e volume de água reduzidos.  Além disso, as plantas que nascem sobre as cachoeiras trazem destaque à paisagem do local.

Melhor destino de turismo responsável do mundo

Bonito encontra-se em uma localização estratégica, que devido às suas particularidades geográficas, atraia a atenção de turistas do mundo todo para a região.  Contudo, muito antes de ser uma cidade turística, Bonito já era considerada uma cidade ecológica, e é através do turismo que esta característica é endossada.  Por esse mesmo motivo, o Município de Bonito, recebeu em 2013 o Prêmio de “Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo”, o World Reponsible Tourism Awards.

Bonito é também destino para a prática de esportes como o arvorismo, boia cross, flutuação fluvial, mergulho com cilindro, rapel, hiking e observação de pássaros.  Entre os pontos imperdíveis da cidade estão o Recanto Ecológico Rio da Prata, o Parque Ecológico Rio Formoso, a Gruta do Lago Azul, a Praia da Figueira, o Balneário Municipal, a trilha da Cachoeira Boca da Onça e a Lagoa Misteriosa.

Bonito para além do ecoturismo: cultura, arte, dança e gastronomia

Bonito também sedia festivais.  No inverno, a cidade cede seus espaços para atrações artísticas, teatro, dança, exposições de arte e cinetruck.  É o Festival de Inverno de Bonito que atraí visitantes das cidades vizinhas e também de outros estados.  Bonito também realiza anualmente o Festival da Guavira, uma fruta local, típica do Cerrado e símbolo do Mato Grosso do Sul.  O Festival da Guavira tem como objetivo a promoção dos artistas locais e já é uma tradição na cidade entre os meses de novembro e dezembro.

É impossível falar de uma região tão rica em recursos naturais e não citar sua gastronomia local.  Em Bonito é possível comer do peixe ao jacaré, acredite.  Na rua central da cidade é possível degustar pasteis de pacu e jacaré.  Os bonitenses, como são chamadas as pessoas naturais de Bonito, também utilizam muitos molhos a base de milho, devido à influência exercida pela culinária andina na região.  Além disso é possível degustar diferentes tipos de cachaça.

Bonito é um dos principais destinos de turismo no Brasil e isso não é à toa:  a capital nacional do ecoturismo oferece aos seus visitantes inúmeras grutas, cavernas, lagoas, rios de águas transparentes, cachoeiras, gastronomia local e muita, muita hospitalidade.  Seus cenários exuberantes e a consciência ecológica fazem dessa cidade da Bodoquena o maior destino de turismo consciente/sustentável do Brasil.  É um destino indispensável para quem aprecia o contato com a natureza e deseja explorar paisagens fantásticas.

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Bonito? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Pacote de 5 noites para Bonito - 18/09 a 23/09

Itens incluídos

  • 05 noites de hospedagem no Hotel Pousada Águas de Bonito;
  • Locação de veículo cat. BS com km livre e seguro básico, por todo o período;
  • Trilha da Boca da Onça, com guia;
  • Passeio à Gruta do Lago Azul, com guia;
  • Flutuação no Rio da Prata, com guia;
  • Flutuação na Lagoa Misteriosa, com guia;
  • Seguro viagem nacional.

Itens não incluídos

  • Passagens aéreas;
  • Refeições não inclusas na hospedagem;
  • Qualquer item não mencionado;
  • Extras de caráter pessoal;

Roteiro para Bonito

Os passeios podem ser realizados nos dias dias que você desejar.  Contudo, precisam ser marcados no dia da compra do pacote.  Com isso seu roteiro fica super personalizado.

 

Dicas de viagem para Bonito

  • Quando for reservar seus passeios ecológicos, faça também a reserva do transporte de ida e volta, caso não tenha alugado um carro. As fazendas, grutas e balneários onde os passeios ocorrem são sempre longe do centro de Bonito.
  • Compre seus passeios com antecedência. Existe um número limitado de tickets que são postos à venda para cada dia de visitação. Isso ajuda a controlar a quantidade de turistas e a proteger o meio ambiente, sem degradá-lo. Acredite, se os ingressos estiverem esgotados, não existe "jeitinho brasileiro" para conseguir comprar. Previna-se. Há muitos casos de turistas que deixaram para comprar em cima da hora e não conseguiram realizar os passeios que gostariam.
  • Respeite todas as regras de roupas e acessórios que são pedidos para os passeios. Isso fará com que você tenha mais segurança e conforto durante as suas atividades.
  • Alguns passeios podem ser cancelados devido às condições climáticas. Caso isso ocorra, procure a agência onde foram comprados e peça o reembolso. Caso tenha adquirido com a gente, basta fazer um contato e resolveremos tudo para você.
  • Os passeios acontecem em ambientes completamente naturais. Encontros com animais selvagens são comuns. Se você tem medo de cobras, peixes grandes, de nadar em rios sabendo que os animais que o usam como habitat natural estão lá dentro, talvez seja necessário repensar a viagem.
  • Use repelente e protetor solar. Dê preferência aos naturais. Lembre-se que você entrará em contato com águas completamente limpas de poluentes e materiais químicos e, é preciso manter a beleza dos rios e a segurança dos animais que vivem neles.
  • Hospede-se o mais próximo possível da Praça da Liberdade. Assim, sua viagem terá uma dinâmica muito melhor para andar a pé pela cidade.
  • Tente comprar sua viagem com no mínimo uns 6 meses de antecedência. Isso fará com que os preços dos voos e da hospedagem sejam muito mais atrativos. Não se preocupe com o valor dos passeios. É tabelado. Apenas não esqueça que existe um limite diário para cada atração.
  • Não fume durante os passeios. Seja um turista consciente! A natureza agradece!

Hotel Pousada Águas de Bonito

O Hotel Pousada Águas de Bonito é um lugar mágico, onde as pessoas se sentem em paz consigo mesmas, acordam com os cantos dos pássaros, andam descalças pelo jardim sentindo o perfume das flores. São 30 apartamentos, além de um restaurante e uma área de lazer localizada bem no centro da construção. Na expansão foram construídas a sala de reuniões e a sala de TV com lareira para os dias frios.  O empreendimento também possui um espaço coberto para a piscina e hidromassagem, utilizando água de chuva e aquecimento solar,  além de uma sala de jogos com home theater, espaço fitness e sala de massagem climatizada.  Para os pequenos o Hotel possui uma brinquedoteca colorida e playground, e assim está pronto para receber toda a sua família.

Bonito: onde comer, beber e sair

Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato