Fortaleza / Ceará

A capital do Ceará reserva ao turista que a visita 35 km de litoral com as mais belas praias urbanas do Nordeste.

Em alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses, que permaneceram no local até 1654, a cidade de Fortaleza é a capital do Estado do Ceará e possui apenas de litoral maravilhosos 35 km de águas limpas e claras.  Com características comuns às demais metrópoles brasileiras, o desenvolvimento e a metropolização de Fortaleza se deu em consonância com as ações de desenvolvimento da Sudene, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.  Este incentivo, aliado a demais melhorias municipais, alavancaram os setores da economia cearense, com destaque à expansão do turismo litorâneo.

Praia do Futuro, Meireles, Iracema e Mucuripe: você certamente já ouviu falar de alguma delas

Falando um pouco de sol e mar, Fortaleza é berço de praias conhecidas mundialmente.  Dentre elas estão a Praia do Futuro, onde encontram-se as principais barracas de praia da cidade, a Praia do Meirelles, onde há feiras de artesanato, bares e restaurantes e a Praia de Iracema, de onde é possível desfrutar de um lindo pôr do sol na Ponte dos Ingleses.  Há também a Praia de Mucuripe, conhecida por suas típicas jangadas e mercado de peixes.

“Siará Grande”, como era chamada a Capitania que abriga a atual Fortaleza, ficou em segundo plano para os portugueses, devido ao clima local e à resistência indígena.  Sendo posteriormente ocupada e de onde foram obtidos inúmeros recursos para alimento da Coroa Portuguesa, há na história da cidade dois outros momentos de extrema importância: a primeira e a segunda ocupações holandesas.  Entre os principais impactos da presença holandesa em território cearense está a origem dos nativos da região.  Muitas das uniões matrimoniais ocorridas na época eram entre holandeses e filhas de senhores de engenho luso-brasileiros, de forma que há pelo menos um milhão de brasileiros nordestinos com ascendência holandesa, além de haver suposições de que a “rabeca nordestina” teria sido inspirada no “violino holandês”.

Na metade do século XIX, no entanto, Fortaleza já apontava como o principal centro político, urbano, econômico e social do Ceará.  Com 315 km² de área, é a capital com maior densidade demográfica do país.

Cultura, arte e boemia em Fortaleza

Entre um dos pontos turísticos que valem destaque está a Praia de Iracema, espaço de referência em tradição, cultura, arte e boemia em Fortaleza.  É o espaço que melhor simboliza a memória da cidade, segundo historiadores, por ser capaz de promover o encontro entre o presente e o passado.  A lenda de Iracema que permeia a cidade simboliza o destino litorâneo.  Além disso, durante a década de 1950, foi ponto de encontro de intelectuais e artistas, e em 1960, refúgio da boemia esquerdista.  Já na década de 1970, Iracema deu espaço aos universitários.  Hoje, a praia conta com infraestrutura de restaurantes, vida noturna agitada e inúmeras opções de hospedagem.

Comumente destacada, a Praia do Meirelles, surpreende pela cor do mar em ambiente urbano.  A caminhada pelo calçadão da Avenida Beira Mar é também uma alternativa agradável.  Neste mesmo ponto durante a noite, há feirinhas de artesanato e intensa movimentação de pessoas nos bares, restaurantes e barracas de praia.

Nos arredores da cidade de Fortaleza, a 28 km da capital, encontramos o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, com ampla área de lazer e possibilidade de hospedagem.  A 35 km, encontramos a Praia de Cumbuco, que é muito famosa por suas dunas.  Um pouco mais distantes, mas não menos belas, encontramos as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada.  A distância para lá gira em torno de 155 km.

Uma cidade repleta de atrativos culturais e históricos

Entre as opções culturais de Fortaleza estão o Museu do Ceará, que conta em seu acervo com valiosas peças da cultura local e do povo cearense; O CDMAC, Museu de Arte Contemporânea; O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, além de inúmeros outros voltados à preservação da história de Fortaleza.  Há também entre os atrativos históricos e turísticos da cidade a Estação Ferroviária João Felipe, inaugurada em 1872 e fechada em 2014.  Hoje ela é palco de apresentações culturais e seus bens móveis e imóveis foram repassados ao IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  Visite também o Farol de Mucuripe, o Palácio da Luz e o Cinema São Luiz, que está entre os mais belos do país.

Multifacetada e indutora de inúmeras opções de lazer e cultura, a cidade de Fortaleza conta ainda com todos os recursos fornecidos pelas principais metrópoles brasileiras.  Não deixe de incluí-la em seus futuros destinos e desfrutar de incríveis experiências em uma das capitais mais importantes do nordeste brasileiro.

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Fortaleza? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Pacote de 7 noites para Fortaleza - 08/07 a 15/07

Itens incluídos

  • Passagem aérea Gol (ida/volta) Rio / Fortaleza / Rio;
  • 07 noites de hospedagem no Hotel Diogo com café da manhã;
  • Traslados de chegada e saída;
  • Tour Panorâmico por Fortaleza e Praia do Cumbuco;
  • Seguro de Assistência ao viajante Travel Ace (consulte condições);

Itens não incluídos

  • Refeições não inclusas na hospedagem;
  • Qualquer item não mencionado;
  • Taxa de embarque;
  • Extras de caráter pessoal;

Roteiro para Fortaleza

1 Dia – Fortaleza
Chegada ao aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza. Guias locais uniformizados estarão aguardando para total suporte o desembarque. Transporte até o hotel escolhido.

2 Dia – Passeio panorâmico pela cidade de Fortaleza e Praia de Cumbuco
Acompanhado por guias turísticos locais devidamente credenciados, este passeio proporcionará conhecer os principais pontos turísticos de Fortaleza: Catedral Metropolitana, Mercado Central, o Mausoléu de Castelo Branco, a Praça dos Mártires, o Centro de Turismo, a Estátua de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentre outros. Percorre ainda o bairro da Praia de Iracema, a Praia de Meireles com a sua famosa feira de artesanatos, a praia do porto de jangadas do Mucuripe e a famosa Praia do Futuro. Finalizando o passeio, retornaremos ao hotel no final da tarde.

3 Dia – Fortaleza
Dia livre. Sugerimos passeio para a praia de Mundaú a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza.Pequena enseada de águas mornas e cristalinas, de um tom verde azulado, cercado de dunas e coqueirais e contorna belíssimas dunas de areia branca.

4 Dia – Fortaleza
Dia livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer Porto das Dunas, local onde está um dos mais famosos Parque Aquático do Brasil o Beach Park.

5 Dia – Fortaleza
Dia livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer Morro Branco e Praia das Fontes onde é possível visitar as falésias e acompanhar o famoso artesanato com as areias coloridas. É imperdível o passeio panorâmico de Buggy pelas praias e conhecer as belesas naturais desta região.

6 Dia – Fortaleza
Dia livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer Canoa Quebrada, com toda a sua simplicidade declarada nos nativos e nas barracas da praia que servem uma riqueza de pratos à base de frutos do mar. Localizada a 156 quilômetros de Fortaleza, é uma praia paradisíaca, própria para os que buscam paisagens místicas e exóticas.

7 Dia – Fortaleza
Dia livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer Lagoinha. Localizada a 104 quilômetros de Fortaleza, Lagoinha está cercada por vegetação típica da região, apresentando um verdadeiro contraste de paisagens entre o agreste e o litoral. Seu maior trunfo fica por conta de seus riquíssimos recursos naturais. Entre as dunas encontra-se a Lagoa das Almécegas, muito procurada por nativos e visitantes para a prática de esportes náuticos e banhos bem refrescantes

8 Dia – Fortaleza
Deve-se apresentar na recepção do hotel para o traslado até o aeroporto conforme horário estabelecido.

Dicas de viagem para Fortaleza

  • Exitem 3 boas opções de locais para se hospedar em Fortaleza: no Meirelles, em Iracema ou na Praia do Futuro. As 2 maiores diferenças entre elas é que na Praia do Futuro você poderá passar um dia inteiro em uma das suas barracas e ter toda a infraestrutura necessária para a sua família curtir um dia de sol, contudo não ficará perto da Avenida Beira Mar, point turístico de Forteza. Já se você optar pelo Meirelles ou Iracema, você estará mais próximo da infraestrutura de apoio ao turista e vida noturna, mas precisará ir até à Praia do Futuro para curtir seu banho de sol e mar, uma vez que as outras duas não são muito boas para o banho.
  • É possível visitar Cumbuco no esquema "bate e volta". Cumbuco fica a 40km de Fortaleza e, se você não tiver comprado um passeio até lá, alugue um carro e divirta-se. Saia cedo do seu hotel e volte no fim da tarde.
  • Jericoacora já fica bem mais distante. São 300 km entre Fortaleza e essa cidade que se tornou a queridinha do nordeste. O ideal é passar no mínimo uma noite lá, tendo em vista que os transfer têm duração de 3 a 4 horas para ir e igual tempo para voltar. Não tente dormir em Jeri se seu tempo total de viagem for de 4 noites ou menos. Aproveite Fortaleza e numa próxima oportunidade vá direto para lá. O tempo que vai ser necessário investir no transporte vai diminuir praticamente 1 dia da sua viagem. Evite programar seus dias de ida/volta para Jeri nos mesmos dias dos seus voos. Isso vai complicar demais os seus horários.
  • É possível se hospedar no Beach Park. O complexo possui 4 resorts além dos títulos de maior parque aquático da América Latina e 2º melhor parque aquático do mundo. Claro que se hospedar lá vai aumentar o investimento da sua viagem. Programe bem seus custos e veja qual opção é melhor para a sua família. Leve em conta que quem é hóspede dos resorts do Beach Park não precisa pagar pela entrada no parque aquático.
  • O Beach Park abre às 11 da manhã e fecha às 17h. Utilizando a Avenida Beira Mar como referência, sua distância é de 25km. Calcule bem o tempo do seu trajeto de ida para não perder minutos preciosos lá dentro, tendo em vista suas poucas horas de funcionamento.
  • Na baixa temporada o Beach Park não abre às quartas e quintas-feiras. Consulte sempre a gente antes de programar sua visita. Faça contato comigo e compre seu ingresso com antecedência. Evite surpresas.
  • Com relação à gastronomia, toda quinta-feira é o dia do caranguejo. É nesse dia que eles chegam fresquinhos às barracas e que acontece a maior comilança dessa delícia. Sendo assim, se você é apreciador ou apreciadora dessa iguaria nacional, garanta estar em Fortaleza numa quinta-feira.
  • Vá um show de humor em uma das muitas casas que existem por lá. O Ceará é o berço dos maiores humoristas do Brasil e, muitos deles, famosos ou anônimos, se apresentam várias noites na semana.
  • Fortaleza é uma cidade grande e possui todos os problemas e belezas que toda metrópole do Brasil possui. Com isso, fique sempre atento ao caminhar a noite pelos calçadões. A abordagem de garçons é normal por lá, mas também há quem queira se aproveitar da movimentação e do alto índice de turistas na área. Seja sempre previnido.

Hotel Diogo

Localizado na Praia de Meireles, com 174 apartamentos, 42 Standard, 42 Luxo e 90 Luxo Superior * com condicionador de ar, TV LED 32″ por satélite, cofres individuais, rádio relógio, central telefônica automática, minibar, fechaduras eletrônicas e varanda. Andares para não fumantes e 4 apartamentos para desabilitados. *A nova categoria Luxo Superior oferece tecnologias para maior conforto e segurança: mesa de trabalho com acesso à internet/banda larga, detectores de fumaça, box de vidros nos banheiros e ar condicionado Split.

Receba nosso conteúdo especial sobre Fortaleza
Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato