Imagem: Alguns direitos reservados por diegodobelo

Gramado / Rio Grande do Sul

A cidade mais européia do Sul do Brasil é nacionalmente reconhecida por sua gastronomia, clima frio e tradicionais atrações turísticas.

Localizada nas Serras Gaúchas, a cidade de Gramado possui hoje mais de 32.000 habitantes.  Parte integrante da Região das Hortênsias, junto à Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, e da Rota Romântica, que conta com outros 13 municípios de colonização europeia, Gramado concentra os seus atrativos no perímetro urbano da cidade, com inúmeras opções de lazer e cultura, além  de ressaltar o modo de vida colonial de sua população rural, que remete às raízes da ocupação serrana.

Italianos e alemães chegaram às Serras Gaúchas ao final do século XIX

O povoamento da região se deu através da colonização realizada por italianos e alemães, que chegaram às Serras Gaúchas no final do século XIX e trouxeram consigo os seus costumes, valores e gastronomia, que são hoje pilares da cidade de Gramado, também conhecida como “Cidade Europeia no Sul”.

Entre os períodos de Abril e Maio ocorre na cidade a Festa da Colônia, feita para ressaltar os hábitos e a cultura de ambas as etnias.  Por sinal em Gramado existe uma praça justamente para isso, a Praça das Etnias, onde é possível notar a importância das culturas responsáveis por sua colonização para  a formação da identidade cultural da região.

As primeiras comunidades que surgiram em Gramado eram chamadas de “Linhas”, que tornaram-se organizadas com o passar do tempo e transformaram a paisagem da região através da construção de novas estruturas.  Na comunidade rural de Gramado são preservados estilos de vida que se aproximam dos primórdios da ocupação das Linhas da Região Serrana.  De tal forma, ao visitar Gramado, você perceberá que não apenas os espetáculos turísticos da cidade tornam-se atrativos, como também a população local e a comunidade como um todo.

O cenário europeu apresentado por Gramado através de sua arquitetura bávara, sua gastronomia e clima frio, também são atrativos fascinantes

Gramado oferece aos seus visitantes inúmeras opções de lazer, e acabou sendo eleita em 2011 como a “Melhor cidade turística e melhor destino de inverno do Brasil”.  Entre os principais eventos da cidade, estão: O Festival de Cinema, a já citada Festa da Colônia, o Festival de Gastronomia, o de Publicidade, o de Turismo, O Natal Luz e o Chocofest.

A cidade oferece aos visitantes uma estrutura de bares e restaurantes variados, havendo serviços bem diferenciados em gastronomia e sendo possível encontrar cozinhas de todos os países, especialmente as da Itália, Alemanha, França e Portugal.

Dentre outras atrações da cidade, não deixe de conhecer o Minimundo, museu que abriga miniaturas importantes de monumentos históricos e edifícios de todo o mundo, o Parque Estadual do Caracol, fazer um passeio pelos roteiros rurais, e claro, participar do tão famoso café colonial.

Em Gramado você poderá visitar uma das filias do museu Super Carros, com exemplares icônicos do universo automotivo e que te põe em contato direto com Ferraris, Rolls Royces e Lamborghinis.  Para os apaixonados por motos, há também o Museu Harley-Davidson.  Há ainda o Hollywood Dreams Car, com exposição de modelos dos anos dourados.

No circuito de museus você pode visitar o Museu Gramado de Minerais e Pedras Preciosas, com mais de 600 peças, entre elas fósseis e minerais.  O museu expõe exemplares de todo o mundo e dá ênfase à geologia local, com inúmeras ametistas, opalas e citrinos.  Por fim, é em Gramado que está localizado o primeiro museu de cera da América Latina, o Dreamland.

O Lago Negro é um dos principais cartões de visita da cidade

Entre os pontos imperdíveis de Gramado, está o Lago Negro, que é um dos principais cartões postais da cidade.  O Lago Negro foi literalmente construído pelo homem, pois seu idealizador, Leopoldo Rosenfeldt, queria preencher o vazio deixado por um grande incêndio ocorrido no local.  Com isso, ele teve a ideia de abrir uma fenda para receber a água que vinha da vertente, evitando a perda total da vegetação nativa.  Ele também importou árvores da Floresta Negra da Alemanha para compor o Parque, o que acabou por dar nome à região.  Por fim, há o Le Jardim Parque da Lavanda, primeiro do gênero no Brasil, com plantas exóticas e extensos campos de lavanda.

Há ainda em Gramado e nas cidades próximas, inúmeros atrativos, como: O Reino do Chocolate Caracol, O Snowland, O Zoológico Municipal, O Alpen Park e muito mais.

Umas das principais cidades das Serras Gaúchas e um dos destinos mais procurados do Brasil, mantém-se atraente aos visitantes devido à riqueza de sua cultura e às incontáveis atrações que visam fornecer uma experiência única e inesquecível a seus turistas.  Não deixe de incluir Gramado nas suas metas de viagem e vivencie as belas resultantes dessa mistura de culturas

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Gramado? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Últimas perguntas
  • O seu comentário está aguardando moderação.

Pacote de 4 noites para Gramado - 11/03 a 15/03

Itens incluídos

  • Passagem aérea LATAM – Rio / Porto Alegre / Rio;
  • 04 noites de hospedagem no Hotel Águas Claras com café da manhã;
  • Traslados de chegada e saída;
  • Bustour por Gramado e Canela;
  • Tour Cervejarias da Serra com visita e degustação;
    Cervejaria Edelbrau, Rasen Bier e Cervejaria do Farol
  • Seguro de Assistência Intermac Brasil Premium (consulte condições);

Itens não incluídos

  • Refeições não inclusas na hospedagem;
  • Qualquer item não mencionado;
  • Entradas para as atrações;
  • Taxa de embarque;
  • Extras de caráter pessoal;

Roteiro para Gramado

1 Dia – GRAMADO
TRASLADO AEROPORTO EM PORTO ALEGRE OU CAXIAS DO SUL / GRAMADO OU CANELA. Chegando ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ou ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, você será recepcionado por um de nossos atendentes e encaminhado para o traslado, que poderá ser em vans, micro-ônibus, ônibus ou carros especiais. Em aproximadamente 2 horas percorremos os 120 km de Porto Alegre ou em aproximadamente 1h30min os 75 km de Caxias do Sul à Gramado-Canela.

2 Dia – GRAMADO
Dia Livre. Sugerimos passeio Opcional TOUR ALEMÃO EM NOVA PETRÓPOLIS E COMPRAS EM GRAMADO E CANELA . Neste dia, visitaremos as melhores lojas de fábricas com produtos típicos da Serra Gaúcha e conheceremos de perto a cidade alemã mais típica do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis. Em Nova Petrópolis: visita a Aldeia do Imigrante, onde poderemos ver o resgate de toda a história da chegada dos imigrantes alemães, o Labirinto Verde e a Praça das Flores. Em Gramado e Canela: visita a lojas de fábricas de couro, malhas, cristais, artigos esportivos e artesanato.

3 Dia – GRAMADO
TOUR CERVEJARIAS DA SERRA. Neste passeio, você irá mergulhar no universo da cerveja artesanal. Em Nova Petrópolis visitaremos a Cervejaria Edelbrau, em Gramado, a Rasen Bier, e em Canela, a Cervejaria do Farol. As visitas e degustações são guiadas por mestres cervejeiros, que contam todo o processo de fabricação e curiosidades de cada cervejaria.

4 Dia – GRAMADO
Dia Livre. Sugerimos passeio opcional TOUR GRAMADO E CANELA CULTURAL. Inspiradas nas pequenas cidades européias, Gramado e Canela têm um charme todo especial. Faremos um tour visitando os principais atrativos dessas duas cidades. Em Gramado: visita ao Lago Negro, Mini Mundo, Museu de Cera Dreamland, Museu Harley-Davidson Motor Show, Pórtico de entrada da cidade e Reino Encantado do Chocolate Caracol. Em Canela: visita a Cascata e Parque do Caracol, Mundo a Vapor e panorâmico na Catedral de Pedra.

5 Dia – GRAMADO
TRASLADO GRAMADO OU CANELA / AEROPORTO EM PORTO ALEGRE OU CAXIAS DO SUL. Após café da manhã, tempo livre para as últimas visitas e em horário previsto, check-out no hotel e traslado para o Aeroporto de Porto Alegre ou Caxias do Sul.

Dicas de viagem para Gramado

  • Se você tiver comprado traslado (Porto Alegre / Gramado / Porto Alegre), não se preocupe com aluguel de carro.
  • O Parque Estadual do Caracol tem ótimos locais para fotos, além de uma feirinha de artesanato.
  • Se quiser sair para comer a noite, não pegue taxi. Ligue para o restaurante e peça para que te busquem em seu hotel. Quase todos oferecem este serviço como cortesia.
  • Se você for na época do Natal Luz não caia no papo de que é possível ver às atrações sem ingressos. Compre seus ingressos com antecedência e garanta um bom lugar. Os assentos são limitados e nem sempre há disponibilidade para compras de última hora.
  • Deguste cervejas de todos os tipos nos muitos bares disponíveis na Rua Coberta.
  • Não deixe de ir à noite em uma casa de fondue e, durante o dia em uma que tenha café colonial! hummmmm
  • Leve os pequenos na Vila de Papai Noel... Lá vocês vão encontrar a casa do Papai Noel, uma fábrica de brinquedos, neve artificial, trem e monotrilho.
  • Visite o Snowland, o primeiro parque temático de inverno no Brasil, fechado, com aldeia de estilo alpino e colina coberta de neve para esqui e tubing.

Hotel Águas Claras

Localizado em local privilegiado, a 300 metros do centro de Gramado e a 7 km de Canela, junto aos melhores restaurantes (Italiano, Alemão, Suíço, Francês, Asiático, Chinês entre outros) da cidade, O Hotel Águas Claras Gramado oferece serviços com padrão internacional de qualidade.

Em um projeto arquitetônico original, de inspiração germânica e com a praticidade necessária para sua estadia e negócios, o hotel dispõe ainda de sauna úmida, piscina térmica, estacionamento próprio, garagem, ar-condicionado, em toda área social e apartamentos e um diferencial, apartamentos equipados para receber portadores de deficiência e idosos.

Gramado: onde comer, beber e sair

Gramado: o que fazer?

Receba nosso conteúdo especial sobre Gramado
Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato