Maceió / Alagoas

O sol e mar do litoral mais belo do Nordeste tornam a capital alagoana um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Com uma população de mais de 1 milhão de habitantes, Maceió, capital do estado de Alagoas, é atualmente uma das cidades mais visitadas do Brasil. O seu nome é de origem tupi e vem da palavra Maçayó ou Maçaió-K, que significa aquele que possui asas.  Acompanhe nosso post e saiba o que fazer em Maceió.

Sol, praia e locações para a televisão impulsionaram o turismo em Maceió

Maceió apresenta características de sol e mar, e muito antes da intensificação do turismo na região, já era mencionada por sua beleza natural. Na década de 1980, por sua beleza cênica, a cidade atingiu maior visibilidade ao serem utilizadas locações para filmagens de alguns programas de televisão.

O crescimento do turismo experimentado por Maceió na época levou investimentos à cidade que é hoje um dos principais destinos no nordeste do Brasil. Contando com infra-estrutura para bares, hotéis e restaurantes, a vida noturna na capital de Alagoas é igualmente intensa e agitada.

Entre os principais atrativos de Maceió está a orla da cidade por si só, considerada uma das mais belas do Brasil. É na orla de Maceió que se encontram variadas alternativas de artesanato e culinária local.  As opções de restaurante e bares são inúmeras.

Entre as suas principais praias estão a de Ponta Verde, a Jatiúca e a de Pajuçara, onde se é possível desfrutar da tranquilidade de suas piscinas naturais, descansar em bancos de areia em maré baixa e mergulhar com os peixes. O passeio pelas piscinas é realizado através de jangadas rústicas. Este ponto de Maceió encanta por suas águas claras que deixam à vista as cores de seus peixes.

A apenas 33 km de Maceió, está a Praia do Francês, ponto indispensável a quem visita a capital do estado de Alagoas, famosa por seu mar azul-turquesa e por sua barreira de corais.

Ao norte, a 125 km de Maceió, está Maragogi, destacada por suas galés, um grande conjunto de piscinas  naturais e também por suas paisagens exuberantes. Também aos arredores de Maceió, a 65 km, estão as Dunas de Marapé, que promovem o encontro da água do mar com as águas transparentes de seus rios.

Se você procura por um passeio mais privativo, os passeios de bugue te levam até às falésias, onde há areias coloridas e praias de tirar o fôlego, que além de tudo, servem como ótimos “panos de fundo” para suas fotos ficarem incríveis. É a melhor alternativa para quem busca sossego e uma fuga da movimentação da capital.

Uma viagem recheada de história, cultura, artesanato e folclore regional

Para conhecer mais sobre a cultura local é possível visitar os monumentos históricos de Maceió em um passeio ao Centro e ao Jaraguá. Lá estão localizadas a Catedral Metropolitana, a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, o Museu da Arte Sacra e o Museu Pierre Chalita. Também há o Mercado do Artesanato, onde se é possível encontrar lojas com artigos regionais e inúmeras opções para adquirir uma lembrança de sua experiência na capital alagoana.

No Museu Palácio Floriano Peixoto são apresentados mobiliários dos séculos XIX e XX. Há entre os itens de seu acervo permanente pratarias, objetos decorativos, pinturas e cristais.  Já o Museu Théo Brandão expõe obras de diversos países e se você estiver visitando Maceió durante as festas de final de ano, poderá contemplar a iluminação especial que o Museu recebe nesta época, parte integrante do programa Natal de Luz.

O folclore é rico na cidade e entre as festividades típicas da região estão os folguedos de Caboclinho, Coco Alagoano, Festa de Reis, Quilombo e Zabumba. Entre os principais nomes da cultura de Maceió estão  Graciliano Ramos, Djavan, Jorge de Lima e Hermeto Pascoal.  Não à toa, a cidade foi escolhida em 2002 como a Capital Americana da Cultura.

“O litoral de Maceió é por si só um convite irrecusável a um passeio…”

Ao visitar Maceió é possível desfrutar de cenários paradisíacos com coqueiros imponentes e águas absolutamente limpas.  O litoral privilegiado de Maceió é por si só um convite irrecusável a um passeio ou à uma caipirinha geladinha em um dos seus inúmeras barracas de praia.  Junte a isso tudo uma gastronomia com toque cultural deliciosa, estrutura e hospitalidade.  Sem dúvida alguma Maceió é um dos grandes destinos do Brasil que não pode faltar nas memórias de suas viagens.

 

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Maceió? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Últimas perguntas
  • O seu comentário está aguardando moderação.

Dicas de viagem para Maceió

  • Alugue um carro para os dias de visitas a locais fora de Maceió.
  • Reserve um dia para ir até Barra de São Miguel. Se você for apaixonado por frutos do mar, delicie-se em uma das barracas à beira das praias belíssimas de lá.
  • Evite o "bate e volta" até Maragogi. É longe e cansativo. Reserve tempo em outra viagem e vá direto para lá curtir suas belezas.
  • Se quiser comer algo bem típico de Maceió, experimente o famoso prato "chiclete de camarão". Na receita vai leite de coco, queijo muçarela, requeijão, azeite de dendê e bastante tempero.
  • Almoce ou termina sua tarde na famosa barraca Lopana, em Ponta Verde, escolhida pelos turistas como a melhor barraca de praia de Maceió.
  • Aproveite que está em Maceió e jante no já eleito melhor restaurante peruano no Brasil, o Wanchako, na Jatiúca.

Maceió: onde comer, beber e sair

Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato