Maceió / Alagoas

O sol e mar do litoral mais belo do Nordeste tornam a capital alagoana um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Com uma população de mais de 1 milhão de habitantes, Maceió, capital do estado de Alagoas, é atualmente uma das cidades mais visitadas do Brasil. O seu nome é de origem tupi e vem da palavra Maçayó ou Maçaió-K, que significa aquele que possui asas.  Acompanhe nosso post e saiba o que fazer em Maceió.

Sol, praia e locações para a televisão impulsionaram o turismo em Maceió

Maceió apresenta características de sol e mar, e muito antes da intensificação do turismo na região, já era mencionada por sua beleza natural. Na década de 1980, por sua beleza cênica, a cidade atingiu maior visibilidade ao serem utilizadas locações para filmagens de alguns programas de televisão.

O crescimento do turismo experimentado por Maceió na época levou investimentos à cidade que é hoje um dos principais destinos no nordeste do Brasil. Contando com infra-estrutura para bares, hotéis e restaurantes, a vida noturna na capital de Alagoas é igualmente intensa e agitada.

Entre os principais atrativos de Maceió está a orla da cidade por si só, considerada uma das mais belas do Brasil. É na orla de Maceió que se encontram variadas alternativas de artesanato e culinária local.  As opções de restaurante e bares são inúmeras.

Entre as suas principais praias estão a de Ponta Verde, a Jatiúca e a de Pajuçara, onde se é possível desfrutar da tranquilidade de suas piscinas naturais, descansar em bancos de areia em maré baixa e mergulhar com os peixes. O passeio pelas piscinas é realizado através de jangadas rústicas. Este ponto de Maceió encanta por suas águas claras que deixam à vista as cores de seus peixes.

A apenas 33 km de Maceió, está a Praia do Francês, ponto indispensável a quem visita a capital do estado de Alagoas, famosa por seu mar azul-turquesa e por sua barreira de corais.

Ao norte, a 125 km de Maceió, está Maragogi, destacada por suas galés, um grande conjunto de piscinas  naturais e também por suas paisagens exuberantes. Também aos arredores de Maceió, a 65 km, estão as Dunas de Marapé, que promovem o encontro da água do mar com as águas transparentes de seus rios.

Se você procura por um passeio mais privativo, os passeios de bugue te levam até às falésias, onde há areias coloridas e praias de tirar o fôlego, que além de tudo, servem como ótimos “panos de fundo” para suas fotos ficarem incríveis. É a melhor alternativa para quem busca sossego e uma fuga da movimentação da capital.

Uma viagem recheada de história, cultura, artesanato e folclore regional

Para conhecer mais sobre a cultura local é possível visitar os monumentos históricos de Maceió em um passeio ao Centro e ao Jaraguá. Lá estão localizadas a Catedral Metropolitana, a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, o Museu da Arte Sacra e o Museu Pierre Chalita. Também há o Mercado do Artesanato, onde se é possível encontrar lojas com artigos regionais e inúmeras opções para adquirir uma lembrança de sua experiência na capital alagoana.

No Museu Palácio Floriano Peixoto são apresentados mobiliários dos séculos XIX e XX. Há entre os itens de seu acervo permanente pratarias, objetos decorativos, pinturas e cristais.  Já o Museu Théo Brandão expõe obras de diversos países e se você estiver visitando Maceió durante as festas de final de ano, poderá contemplar a iluminação especial que o Museu recebe nesta época, parte integrante do programa Natal de Luz.

O folclore é rico na cidade e entre as festividades típicas da região estão os folguedos de Caboclinho, Coco Alagoano, Festa de Reis, Quilombo e Zabumba. Entre os principais nomes da cultura de Maceió estão  Graciliano Ramos, Djavan, Jorge de Lima e Hermeto Pascoal.  Não à toa, a cidade foi escolhida em 2002 como a Capital Americana da Cultura.

“O litoral de Maceió é por si só um convite irrecusável a um passeio…”

Ao visitar Maceió é possível desfrutar de cenários paradisíacos com coqueiros imponentes e águas absolutamente limpas.  O litoral privilegiado de Maceió é por si só um convite irrecusável a um passeio ou à uma caipirinha geladinha em um dos seus inúmeras barracas de praia.  Junte a isso tudo uma gastronomia com toque cultural deliciosa, estrutura e hospitalidade.  Sem dúvida alguma Maceió é um dos grandes destinos do Brasil que não pode faltar nas memórias de suas viagens.

 

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Maceió? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Últimas perguntas
  • O seu comentário está aguardando moderação.

Pacote de 7 noites para Maceió - 25/02 a 04/03

Itens incluídos

  • Passagem aérea LATAM – Rio / Maceió / Rio;
  • 07 noites de hospedagem no Porto da Praia Hotel com café da manhã;
  • Traslados de chegada e saída;
  • City Tour;
  • Seguro de Assistência Intermac Brasil Premium (consulte condições);

Itens não incluídos

  • Refeições não inclusas na hospedagem;
  • Qualquer item não mencionado;
  • Taxa de embarque;
  • Extras de caráter pessoal;

Roteiro para Maceió

1 Dia – Maceió
Chegada ao aeroporto de Maceió. Guias locais uniformizados estarão aguardando para total suporte o desembarque. Traslado até o hotel escolhido.

2 Dia – Passeio panorâmico pela cidade de Maceió
Acompanhado por guias de turismo locais devidamente credenciados, este passeio proporcionará conhecer os principais pontos turísticos de Maceió: Bairro de Jaraguá, Museu da Imagem e do Som, Associação Comercial de Maceió, Praça Marsílio Dias, Rua do Imperador, Praça Visconde de Sinimbu, Praça Dom Pedro II, Assembléia Legislativa, Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, Antigo Morro da Jacutinga, Praça Floriano Peixoto, Igreja Bom Jesus dos Martírios, Palácio do Governo, Teatro Deodoro, Academia Alagoana de letras, dentre outros atrativos. Finalizando o passeio, retornaremos ao hotel no final da tarde.

3 Dia – Maceió
Dia livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer a Praia do Francês, uma das mais belas e badaladas praias do Litoral Sul Alagoano: o verde azulado de suas águas são o mágico tempero que cativa os visitantes. Os recifes suavizam as ondas convidando a um atrativo banho de mar.

4 Dia – Maceió
Dia Livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer a Praia de Duas Barras, localizado no Litoral Sul. Após uma rápida travessia de barco, é possível desfrutar do mágico encanto de uma praia de areias brancas, protegida suavemente por uma barreira de recifes. A poucos passos estão as águas do rio Jequiá, tentação para um delicioso banho nesta parte do paraíso. Sua abundante vegetação nativa nos deleita com a presença de simpáticos sagüis, entre outras espécies características da região. As dunas fixas e falésias esculpidas pela natureza são uma excelente opção para uma caminhada a beira mar.

5 Dia – Maceió
Dia Livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer a Foz do Rio São Francisco, seguindo pela estrada dos coqueiros até o Município de Piaçabucu, as margens do “Velho Chico”, embarca-se com destino a foz do também chamado “O maior rio totalmente brasileiro”, paisagens exóticas de natureza virgem adornam cada espaço do roteiro. Dunas móveis e uma extensa praia de areias finas que servem de ambiente para aves migratórias são a grande atração desta inesquecível região.

6 Dia – Maceió
Dia Livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer a Praia de Maragogi: Localizada no extremo norte da Costa Dourada do Estado, destaca-se por suas fantásticas Galés (nome devido ás antigas embarcações ali naufragadas) aproximadamente a 6 quilômetros mar adentro, com incrível ecossistema formando aquários naturais em meio a recifes de corais, local tentadoramente apropriado para os amantes da prática de Snorkel e Scuba Dive, pois suas águas cristalinas facilitam a visibilidade.

7 Dia – Maceió
Dia Livre. Sugerimos como passeio opcional conhecer a Praia do Gunga, praia excelente para mergulho, jet ski e paraquedas puxado por lanchas. Passeio de escuna navegando por 30 minutos da Barra de São Miguel até a Praia do Gunga.

8 Dia – Maceió
Deve-se apresentar na recepção do hotel para o traslado até o aeroporto conforme horário estabelecido

Dicas de viagem para Maceió

  • Alugue um carro para os dias de visitas a locais fora de Maceió.
  • Reserve um dia para ir até Barra de São Miguel. Se você for apaixonado por frutos do mar, delicie-se em uma das barracas à beira das praias belíssimas de lá.
  • Evite o "bate e volta" até Maragogi. É longe e cansativo. Reserve tempo em outra viagem e vá direto para lá curtir suas belezas.
  • Se quiser comer algo bem típico de Maceió, experimente o famoso prato "chiclete de camarão". Na receita vai leite de coco, queijo muçarela, requeijão, azeite de dendê e bastante tempero.
  • Almoce ou termina sua tarde na famosa barraca Lopana, em Ponta Verde, escolhida pelos turistas como a melhor barraca de praia de Maceió.
  • Aproveite que está em Maceió e jante no já eleito melhor restaurante peruano no Brasil, o Wanchako, na Jatiúca.

Porto da Praia Hotel

O Hotel Porto da Praia está em uma localização privilegiada de Maceió. Situado a 70m da praia de Ponta Verde, que é margeada por um calçadão onde você poderá passear, praticar atividades físicas ou degustar uma deliciosa tapioca.

O hotel encontra-se próximo às melhores opções de lazer de Maceió, como shoppings, casas noturnas, feiras de artesanato e o histórico bairro de Jaraguá.

Três elevadores, hall social, sala de TV, business center, Copa Baby, playground, piscina e restaurante climatizado. Os cuidados com o seu conforto estão presentes desde o bom gosto na decoração até o saboroso café da manhã regional.

Maceió: onde comer, beber e sair

Receba nosso conteúdo especial sobre Maceió
Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato