Maragogi / Alagoas

Maragogi: O Caribe brasileiro com águas claras, arrecifes de corais e coqueirais em um dos principais destinos do país

Situada no litoral norte do estado de Alagoas, a cidade de Maragogi está a 125 km da capital, Maceió.  Com sua população estimada em 30 mil habitantes, a cidade recebe a alcunha de Caribe brasileiro devido à cor de suas águas, aos coqueirais à beira-mar e a areia branca e fina de suas praias.  É o segundo maior polo turístico do Estado de Alagoas, atraindo visitantes de todas as partes do país, que buscam desfrutar de suas piscinas naturais e exuberantes paisagens.

A palavra que dá origem ao nome da cidade é originária do tupi antigo maragûaóîy.  O nome está diretamente associado à ocupação do território, dada inicialmente por Tapuias e conquistado posteriormente pelos índios tupis, que permaneceram até a chegada dos colonos portugueses.

Durante o período colonial a cidade foi alvo de disputas intensas entre as Coroas de Portugal e da Holanda, não à toa carrega expressões culturais de ambos os povos, além da influência dos negros que habitavam a região.

Em Maragogi o Sol aparece o ano inteiro e o calor é sempre constante! Um convite irrecusável a um banho de mar em águas cristalinas, não?

O período chuvoso estende-se de abril a agosto, e o clima da cidade é quente o ano inteiro, com poucas ou quase nenhuma variação de temperatura.  Com o tempo aberto e limpo, o mar torna-se propício à prática de esportes aquáticos, atraindo assim, um maior número de visitantes.  Devido à estas condições climáticas, é comum encontrar praticantes de Kite e Windsurf na cidade.  Além disso, lá ainda ocorre anualmente em outubro o Festival de Velas e a Copa do Brasil de Windsurf.

A região denominada Costa dos Corais, a qual pertence Maragogi, é conhecida pela presença de arrecifes que se formam em alto mao e se estendem por toda a costa, ao longo de 6 km.  Por consequência desses corais, são formadas as famosas Galés de Maragogi.  As piscinas naturais de águas cristalinas e calmas, permitem a visualização das espécies locais e de vários cardumes.

Maragogi possui ao todo 22 km de litora.  A praia Central, que recebe o mesmo nome da cidade, é o ponto mais movimentado do litoral maragogiense.  Por haver infraestrutura hoteleira, além de bares e restaurantes próximos à orla, é a melhor alternativa para quem busca por conforto e atendimento de qualidade.  As praias de Peroba, localizada na divisa com o Estado de Pernambuco e a de Xaréu, são boas opções para quem deseja desfrutar de cenários paradisíacos.  Vale também conhecer as praias de Burgalhau, Japaratinga e Antunes.  As características comuns às praias de Maragogi são as suas areias brancas e finas, além do mar azul-esverdeado, remetendo ao Mar do Caribe.

Sem fugir à tradição da culinária do nordeste, em Maragogi você irá encontrar muitos pratos a base de peixes!  Uma ótima pedida para os amantes de frutos do mar!

Como a maioria das cidades litorâneas, em Maragogi há inúmeras alternativas de pratos feitos à base de peixes e frutos do mar.  Entre os principais destaques da culinária local, está o “bolinho de goma”, feito à base de leite de coco e mandioca.  A receita de origem holandesa é uma das principais escolhas junto à lagosta na manteiga e o arroz ao sururu.

Em Maragogi é realizada anualmente a festa de Nossa Senhora da Guia, no dia 17 de Janeiro.  A Santa protetora da cidade é homenageada através de procissões e celebrações com comidas típicas e barracas de artesanatos.  Ocorre também na primeira quinzena de maio o Festival do Camarão, visando promover a cultura e a gastronomia da cidade.

Há motivos de sobra para visitar Maragogi, seja pelos festivais realizados anualmente ou pelos seus atrativos naturais.  O roteiro é sempre indicado para toda a família.  A beleza de suas praias aliada à tranquilidade das Galés, fornecem o cenário ideal para desfrutar da calma e do relaxamento em um dos destinos mais belos de todo o Brasil.

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Maragogi? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Pacote de 7 noites para Maragogi - 08/04 a 15/04

Itens incluídos

  • Passagem aérea GOL – Rio / Maceió / Rio;
  • 07 noites de hospedagem no Hotel Areias Belas Maragogi com café da manhã;
  • Traslados de chegada e saída;
  • Seguro Viagem Nacional (consulte condições);

Itens não incluídos

  • Refeições não inclusas na hospedagem;
  • Qualquer item não mencionado;
  • Taxa de embarque;
  • Extras de caráter pessoal;

Hotel Areias Belas Maragogi

O Hotel Areias Belas foi planejado para oferecer qualidade e requinte, num clima de descontração e aconchego, na agradável beira-mar da Vila de Maragogi. Na bonita arquitetura sobressaem materiais como tijolinho aparente, pedra e madeira, que conferem ao hotel um visual elegante em clima aconchegante. O hotel trabalha com Recepção 24 horas, serviço de quarto diário incluído na tarifa do apartamento e banheiro particular para cada unidade. São 34 apartamentos com ar-condicionado, varanda, frigobar, TV de LCD 32″, cama queen size ou solteiro, rede e chuveiro quente.

Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato