Niterói / Rio de Janeiro

Niterói é conhecida como a cidade sorriso, e reserva ao visitante diversos atrativos do outro lado da Baía de Guanabara.

Fundada por Araribóia ainda como a Aldeia de São Lourenço dos Índios em 1573, Niterói, que segundo muitos estudiosos significa “águas escondidas” em tupi, se encontra no topo dos índices de pesquisa no estado do Rio de Janeiro, onde já foi Capital Fluminense por anos, até a junção do Estado com o Estado da Guanabara em 1975.

O melhor Índice de Desenvolvimento  Humano Municipal do estado do Rio de Janeiro

Com a população estimada em aproximadamente meio milhão de habitantes, hoje, Niterói carrega o título de cidade com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) mais elevado do Estado e o terceiro do país, tendo assim, a segunda média de renda familiar per capita e a décima terceira colocação no ranking nacional de educação. O município apresenta também uma altíssima taxa de alfabetização, além da menor incidência de pobreza do estado do Rio de Janeiro.

Gastronomia, monumentos históricos e museus

Com relação à cultura, a famosa Cidade Sorriso, não deixa nada a desejar. Niterói é caracterizada pela pesca, possuindo o maior mercado municipal de peixes do estado, um grandioso complexo de fortes e fortalezas e, principalmente museus, destacando-se os prédios assinados pelo internacionalmente reconhecido arquiteto modernista Oscar Niemeyer, além de vastas opções gastronômicas.

A uma ponte de distância da Cidade Maravilhosa

Devido à sua proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, podemos afirmar que Niterói possui as mesmas qualidades geográficas, climáticas e culturais da capital, pois são apenas separadas pela Baía de Guanabara. A travessia de um município a outro pode ser feita de barcas ou pela Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio-Niterói), que quando foi inaugurada em 1974, era a segunda maior ponte de concreto protendido do mundo.

Niterói encanta a todos que a visita pela sua beleza natural, simpatia e principalmente pela característica indiscutível de se estar em uma grande cidade com qualidades impagáveis de uma cidade pequena.

Fale com o Guto

Tem dúvidas ou quer alguma dica sobre Niterói? Deixe sua pergunta que o Guto responde!

Guto Prior é turismólogo por paixão e viajante por opção, sócio-fundador da UP Turismo e blogueiro em www.vocenaviagem.com.br.

Quero viajar!Preencha seus dados e nossa equipe entrará em contato