O país da resistência, das cores e dos Incas

Sede do Império Inca e possuidora de mais de 10 mil anos de história, a República do Peru é hoje o terceiro maior país da América do Sul, contando com uma população de mais de 27 milhões de pessoas.

Expressões artísticas e culturais de diferentes raças

De etnias variadas devido à ocupação do território, ao visitar o Peru, é possível entrar em contato com expressões artísticas e culturais de diferentes raças, com a herança deixada pelos colonos espanhóis e pelos povos originários da região e descendentes dos imigrantes negros e asiáticos.

Face a esta variedade étnica e riqueza cultural, não restam dúvidas de que os peruanos valorizam – e muito! – a herança de seus antepassados.
A civilização Inca ainda hoje exerce muita influência no país, sendo o Quéchua o segundo idioma mais falado na região.

O Peru foi durante o período de exploração européia a principal fonte do Ouro e Prata que chegava aos seus domínios. A sangrenta conquista dos espanhóis dizimou a civilização Inca e foi a responsável pela morte de milhares de nativos. No entanto, o espírito de resistência prevalece na sociedade peruana ainda nos dias atuais.

O Peru mantém viva a essência de sua luta

Na falta de armas para combater os colonos europeus, os nativos se portaram como agentes sociais ativos e, vez após vez, frustraram os valores impostos pelos colonizadores. Por este e muitos outros motivos, o Peru mantém viva a essência de sua luta, através da perpetuação de cerimônias e rituais de seus ancestrais, além de possuir um dos maiores e mais importantes registros arqueológicos da história da civilização humana, a cidade perdida de Machu Picchu.

O que é visto e expresso em território peruano é uma consequência da dissolução das culturas espanholas e ameríndias para a formação de uma nova nação, que tem como característica principal a capacidade de absorver os elementos mais significativos de suas principais influências, criando assim uma unidade nacional.

O país encontra-se dividido em 25 regiões e Lima, que é província e capital. Cada região possui características específicas e em algumas delas estão contidos os elementos mais marcantes da história peruana.

A capital Arqueológica da América

Cusco ou Cuzco, foi a capital do Império Inca e é hoje a Capital Arqueológica da América. Nela estão contidas a fortaleza de Machu Picchu, que torna a região tão popular. Nos arredores da cidade, é possível encontrar também as fortalezas de Ollantaytambo e de Sacsayhuaman.

Na região de Puno, chegamos às margens do Lago Titicaca e na capital peruana do folclore. Aqui, é possível visitar os Uros e descobrir mais a respeito da tradição deste povo, que vive sobre ilhas artificiais flutuantes no meio do lago mais alto do mundo.

Em Lima coexistem os elementos históricos com as novas construções, havendo inúmeras opções de restaurantes, museus e uma vida noturna agitada. Há também centros comerciais e espaços para realizar as compras.

Na região de Ica estão as Linhas de Nazca, declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO, e também a cidade de Paracas, às margens do pacífico, onde é possível entrar em conexão com o mais típico estilo de vida peruano, além de programar uma visita ao Deserto da Huacachina. Por fim, e entre as bacias do Tambopata e Madre de Dios, está o Tambopata National Reserve, que abriga os exemplares da floresta amazônica peruana.

Para além dos atrativos históricos e culturais: a Natureza

Para além dos atrativos históricos e culturais do Peru, as suas características naturais mostram-se favoráveis à realização de outras atividades. Este é um país onde é possível transitar de regiões desérticas à montanhosas, além de florestas exuberantes e chegar ao encontro final com o pacífico.

Há quem acredite que em Chicama e Pacasmayo foram avistadas as ondas mais altas do mundo, atingindo 2,2 km de comprimento. Não à toa, o país atrai todos os anos surfistas que buscam por ondas perfeitas. Contudo, como ocorre em toda a América do Sul, o futebol permanece sendo o esporte mais praticado e popular do país. Há representantes de expressividade também no vôlei, no taekwondo e no tênis.

As remanescentes de antigas civilizações, atraem àqueles que buscam ver de perto uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Este fato impulsiona o turismo no país, fazendo com que haja uma boa infra-estrutura de hotéis, serviços de atendimento ao turista e transporte.

Grandes representantes da literatura e cinema

Vale ressaltar que a cultura peruana vai muito além da expressividade de sua história. No círculo de intelectuais, há grandes nomes como os escritores Mario Vargas Llosa e César Vallejo. O cinema peruano nos presenteia também com grandes produções, como Días de Santiago, de Josue Mendeze o aclamado Madeinusa, de Claudia Llosa.

Muito além de seus artefatos históricos, são as cores de seu povo, a excelência de sua culinária e a receptividade dos nativos os principais motivos pelos quais se deve incluir o Peru em seus futuros projetos de viagem.

Pacotes de viagem para Peru

Não encontrou seu pacote de viagem? Fique tranquilo!

Caso não tenha encontrado a viagem pela qual procurava, fique à vontade para nos solicitar um orçamento personalizado. Não importa para onde queira ir, se Peru ou qualquer outro destino, o importante é viajar!

Nossa equipe estará pronta para oferecer um pacote personalizado para sua viagem, que poderá incluir hospedagem, traslados, passeios, aluguel de carros, seguro viagem e passagens aéreas.

Não mediremos esforços para que viva uma experiência inesquecível, viajando pelos destinos que sempre sonhou.

Solicitar orçamento